Festival Instrumental Mineiro de Música de Raiz foi realizado em Pedro Leopoldo

25/06/2018

 

Com o intuito de difundir a origem da música sertaneja, utilizando um dos principais instrumentos musicais do país, a viola caipira, o Festival Instrumental Mineiro de Música de Raiz, foi realizado na última sexta-feira, 15 de junho, como uma das atrações do maior Rodeio de Minas Gerais, o Pedro Leopoldo Rodeio Show.

 

Patrocinado pela Mineração Lapa Vermelha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento contou com a participação da Orquestra de Viola de Jaboticatubas, além da dupla Jonas Prates e Pinheiro.

 

Trazendo a tona a origem da música caipira ou como é conhecida nos dias de hoje, o Sertanejo de Raiz, utilizando da viola caipira, berrante, tambor de folia e apito, instrumentos esses que caracterizam o estilo, o público presente teve a possibilidade de viajar no tempo, com grandes músicas que representam essa cultura, como por exemplo, Menino da Porteira, Chico Mineiro, dentre outras.

 

Tiago de Brito, produtor cultural e idealizador do PLRS, ressalta a importância do música raiz dentro do evento: “realizar o Festival Instrumental de Música de Raiz dentro Pedro Leopoldo Rodeio Show é de grande importância, pois, além de ter mais um espaço musical, também é uma forma de atrair pessoas que se sentem próximas deste estilo, mantendo-o vivo, por ser a grande essência da música brasileira”.

 

O Festival Instrumental Mineiro de Música de Raiz, além de Tiago de Brito, teve a curadoria e planejamento de Gilberto Souza, que também fez questão de ressaltar sobre essa participação dentro do PLRS: “a música caipira é uma manifestação espontânea que reflete o dia-a-dia do trabalho, do lazer, da religiosidade e demais atividades do cotidiano, existentes nas comunidades do interior. O som da viola, que é um dos instrumentos percussores deste estilo, a qualquer momento pode se tornar patrimônio cultural do Brasil, justamente por estar desde o início representando essa essência raiz.

Please reload

© 2018 Grupo Balo

CLIENTES