Farmácia do CENSA Betim adota medidas rigorosas para mitigar os riscos de contaminação pela COVID-19

A farmacêutica Ariana Gonçalves é responsável pela gestão da área de medicamentos da instituição que atua há mais de 55 anos nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual; não houve nenhum registro de contaminação pelo novo Coronavírus no local

O uso correto e racional dos medicamentos sempre foi alvo de campanhas no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFC), cerca de 77% da população brasileira se automedica ou altera a dose por conta própria. No entanto, existe uma grande preocupação por trás disso, pois sem a indicação de um farmacêutico, os indivíduos correm sérios riscos. Se tratando de pessoas com deficiência intelectual, o cuidado deve ser redobrado, pois geralmente é necessário o consumo contínuo de fármacos e o acompanhamento profissional é essencial. Por esse motivo, o CENSA Betim, instituição com 55 anos de atuação e referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência, tem na sua equipe transdisciplinar a farmacêutica Ariana Gonçalves.

A profissional faz o gerenciamento da farmácia do CENSA Betim, mantendo um diálogo constante com os demais integrantes da equipe, no sentido de educar para a saúde e garantir a segurança na aquisição, guarda e consumo dos medicamentos que são prescritos pelos médicos. De acordo com a farmacêutica, sua atuação vai muito além da compra e dispensação da medicação e, nestes tempos de pandemia, o trabalho conjunto dos colaboradores é muito importante. “Primeiramente é importante salientar que ser uma pessoa com deficiência, não significa por si só, que ela apresente maior vulnerabilidade ou risco à COVID-19, mas os cuidados devem ser redobrados com a higiene pessoal e o distanciamento social. Ainda que não seja possível manter a rotina destes indivíduos na totalidade, é muito importante que o tratamento medicamentoso regular prescrito pelo médico seja mantido durante a quarentena e que caso ocorra algum problema para aquisição ou administração de remédios, o profissional de saúde deve ser consultado o quanto antes”, explica,

Quanto a automedicação por causa do Coronavírus, ela lembra que a orientação farmacêutica e médica é indispensável. “Os medicamentos devem ser administrados regularmente no horário e na dose certa e sempre respeitando a orientação médica. Em caso de dúvida, é necessário consultar um farmacêutico. Alguns medicamentos estão sendo testados para o controle do novo Coronavírus, mas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva, por isso a orientação profissional é tão importante”, salienta.

A farmacêutica Ariana Gonçalves salienta que a farmácia do CENSA Betim adotou protocolos ainda mais rigorosos de higiene para ajudar no bloqueio da entrada do Coronavírus na instituição. “Realizamos periodicamente a limpeza das bancadas, dos utensílios, do chão, maçanetas, interruptores de energia, tomadas e solas dos sapatos com solução de 25 ml de hipoclorito de sódio a 2% (água sanitária) diluído em 1 litro de água. Além disso, mantemos a 'etiqueta respiratória', ao respirar, tossir e espirrar, com o uso constante de máscara. Se algum colaborador apresentar sintoma gripal, a orientação é que cumpra a quarentena em casa e, no caso dos educandos, temos um local para fazer o isolamento, mas até o momento não foi necessário afastar ninguém e nem isolar nenhum aluno”, completa.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim, que atende mais de 90 educandos atualmente, conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza. Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educandos da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

Assessoria de imprensa:

Grupo Balo - https://www.grupobalo.com

Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com

(31) 98327 5743 - (31) 98988 7616

CLIENTES

© 2018 Grupo Balo