CENSA Betim completa 56 anos de história


Natália Costa, diretora do CENSA Betim - Foto: Heberton Lopes.

Instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual completa mais um ano de atuação e reconhecimento, com educandos de diversas partes do país

Amor, carinho, cuidado, profissionalismo e preparo técnico. É assim que o CENSA Betim, (Rodovia Fernão Dias, Km 494 - S/N Betim – MG), referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual, vem atravessando gerações e se mantendo firme na batalha incansável de apoiar cada vez mais a luta por direitos e a inclusão social destas pessoas na sociedade. Ao completar 56 anos de história, a instituição celebra a data mostrando que o seu maior presente, é poder estar ao lado e dar suporte aos pais, cuidadores e educandos para proporcionar mais qualidade de vida e inclusão social para os indivíduos que são assistidos pela instituição.

De acordo com Natália Costa, diretora presidente do CENSA Betim, chegar aos 56 anos de atuação, após tantas batalhas e aprendizados, mostra que a instituição está preparada para enfrentar qualquer adversidade. “Passamos por um momento atípico no Brasil e no mundo, mas olhar para trás e ver que estamos no caminho certo, não tem preço. Somos muito gratos e privilegiados por termos tantas pessoas ao nosso lado nessa caminhada. Sabemos que a pessoa deficiência ainda é discriminada e tem pouco espaço na sociedade, mas aqui trabalhamos para o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem e muito para a inclusão social", comenta.

Segundo Natália Costa, o momento atual que o país e o mundo enfrentam, por causa da pandemia, reforça que o trabalho do CENSA Betim está ainda mais pronto para ajudar as famílias e seus educandos. "Temos trabalhado ainda mais para dar suporte aos pais de nossos educandos nesse momento tão sério que passamos. Por isso, nossa equipe tem trabalhado firmemente para trazer informação e tranquilidade para as famílias dos educandos. Nossa missão é acolher sempre e nesses 56 anos de história, o que mais temos feito é estar ao lado, dando a atenção e intervenção devida a cada caso que nos chega. É um desafio constante que temos abraçado com muito afinco e amor", conta.

Para Natália Costa, os 56 anos do CENSA reforçam, também, a importância de se ter no Brasil, um local ao qual os pais podem confiar os cuidados de seus filhos, principalmente na idade adulta e na velhice. "É uma data importante para todos nós do CENSA e não chegaríamos até aqui sem o empenho de toda a equipe e, principalmente, a confiança das famílias. Aqui nós atendemos pessoas oriundas de várias cidades do Brasil e somos reconhecidos pela qualidade do trabalho. No ano passado, quando completamos 55 anos, ganhamos uma homenagem com um selo postal dos Correios, tivemos a presença de autoridades em nosso espaço e rebemos parceiros, amigos e a imprensa para celebrar nosso aniversário, o que neste ano infelizmente não será possível uma comemoração presencial, pois estamos seguindo o protocolo da OMS que preconiza o distancialmento social como medida importante de prevenção de contágio”, explica.

CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

"Lembrar de Ester Assumpção é honrar nossas raízes, zelar por esse legado que recebi e sinto-me privilegiada de servir com afinco e alegria. Sou da terceira geração de gestoras de uma organização que nasceu, primeiro no coração de uma mulher magnífica, e se materializou através de muitas mãos, sendo hoje referência nacional no atendimento transdisciplinar da pessoa com deficiência intelectual na idade adulta", pontua Natália Costa.

Natália Costa lembra que milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo CENSA. "Nesses 56 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada, já que antigamente o local abrigava o hospital Nossa Senhora D'Assumpção, que possuía residência médica na área de psiquiatria", relembra.

Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

CENSA Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 - S/N Betim – MG

Instagram: @censabetim

Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/

Site: www.censabetim.com.br

Assessoria de imprensa:

Grupo Balo – www.grupobalo.com

Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus – imprensa@grupobalo.com

31 98988 7616

CLIENTES

© 2018 Grupo Balo