top of page

BH Stock Festival: um marco na história da capital mineira e no automobilismo brasileiro


Entre os dias 15 e 18 de agosto, Belo Horizonte se tornou o centro das atenções dos apaixonados por velocidade e emoção, sendo projetada para 171 países


Foto: Público no Mineirão foi o grande protagonista do fim de semana em BH

Duda Bairros/Stock Car


O BH Stock Festival marcou um capítulo inédito na história da capital mineira, ao sediar pela primeira vez uma etapa da Stock Car Pro Series, e do automobilismo brasileiro, ao ganhar um circuito inédito e desafiador. O evento, realizado entre os dias 15 e 18 de agosto, atraiu mais de 70 mil pessoas ao entorno e Esplanada do Mineirão, em uma estrutura jamais vista em Belo Horizonte. 


Sem um circuito na cidade, o BH Stock Festival proporcionou a muitos a primeira oportunidade de assistir a uma corrida da Stock Car ao vivo. A Esplanada outros setores externos do Mineirão transformaram-se em um animado centro de entretenimento, com grande variedade de atrações, incluindo uma roda gigante, exposição de carros históricos, fan zone, praça de alimentação, espaço kids, pista de kart e simuladores, além dos animados shows musicais, com mais de 100 horas de programação, com destaque à banda mineira Tianastácia e ao cantor Nando Reis.


Mas as maiores emoções foram na pista, com os pilotos acelerando os seus carros no circuito, batizado carinhosamente com o nome de Toninho da Matta, um ícone do automobilismo nacional. Para que a Stock Car Pro Series pudesse desembarcar em Belo Horizonte, foram utilizados 1.974 blocos de concreto, totalizando aproximadamente 7.500 toneladas, 140 toneladas de estruturas metálicas para fixação de telas, 50 km de cabos de aço, 280.000 grampos para fixação dos cabos, 18.750 metros de telas de proteção e 7.500 pneus para as barreiras na pista. A logística envolveu 220 viagens de carretas de São Paulo para Belo Horizonte e 190 viagens de retorno.


O evento contou com a presença de nomes de peso do automobilismo nacional, como Christian Fittipaldi, Toninho da Matta, Reginaldo Leme, Hélio Castroneves, Gabriel Bortoleto, Enzo Bortoleto e Sérgio Sette Câmara, que posaram para fotos com o público e testemunharam o momento histórico do automobilismo. E por falar em história, o BH Stock Festival fez parte da comemoração de 30 anos do legado de Ayrton Senna e até um pódio foi montado no Gigante da Pampulha com uma imagem do ídolo nacional.


Belo Horizonte ganha com a Stock Car


O BH Stock Festival marca a estreia da capital mineira no automobilismo, com um autódromo montado em plena metrópole, que concede à cidade o apelido de “Mônaco brasileira”, em alusão ao GP. O evento não apenas trouxe emoção e adrenalina, mas também um impacto positivo significativo para a capital mineira, com uma contribuição de R$ 250 milhões na economia do município. Além disso, gerou 4.000 empregos diretos e indiretos e, atraindo turistas de 25 estados brasileiros, proporcionou uma ocupação hoteleira de 75%. O empresariado abraçou a iniciativa, com 37 marcas envolvidas, entre patrocínios e parcerias.


Belo Horizonte foi projetada para o mundo, com a impressionante transmissão ao vivo para 171 países, em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, italiano e russo. Além disso, foram credenciados mais de 260 profissionais de imprensa, de diversas partes do país, para a cobertura do evento.


O BH Stock Festival também teve um forte impacto social, arrecadando 7 toneladas de alimentos para o HUB Social. As iniciativas beneficiadas são: Soldados da Fé, Casa do Caminho, Associação Talher Solidário, Dai-lhes Vós Mesmos de Comer, Projeto Bom na Bola Bom na Vida, e Aka - Valemos pelo que somos.


Foram distribuídos 5.000 ingressos gratuitos, garantindo a inclusão de diversos públicos, entre convidados e as gratuidades previstas em lei. O evento recebeu cerca de 2.000 crianças carentes, de diversas frentes de combate à vulnerabilidade social, dentre eles o Instituto Sérgio Sette Câmara e o Mano Down.


Com o intuito de promover a integração entre os estudantes e o mercado, o BH Stock Festival recebeu universitários do curso de Engenharia Mecânica da UFMG para uma visita guiada. Os graduandos tiveram a oportunidade de ver de perto como funcionam as máquinas que promovem as emoções na pista.


A Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (ASMARE) cuidou da reciclagem do lixo, contribuindo para a sustentabilidade do festival, que ainda implementou diversas ações. Esteve presente também o Fale Agora, protocolo do Governo estadual de enfrentamento à violência sexual, reforçando o compromisso do evento com a segurança e o bem-estar dos participantes.


Público aprova


Durante o evento, a Wblio realizou uma pesquisa para mensurar a satisfação do público. Foram avaliados aspectos como estrutura, visibilidade da pista, alimentação, banheiros, acesso, experiências, preços e o evento como um todo. Os resultados foram positivos, indicando um alto nível de aprovação dos participantes.


Os acessos e o transporte até o local do evento também foram elogiados. A parceria entre a organização do BH Stock Festival, a Prefeitura de Belo Horizonte, a BHTrans e a Guarda Municipal garantiram a chegada e o retorno dos participantes com tranquilidade e segurança. Durante a iniciativa, 8.148 carros passaram pelos bloqueios, enquanto 1.553 veículos utilizaram o estacionamento do Mineirinho. Além disso, o serviço de ônibus Conexão BH Stock Festival transportou 400 pessoas, reduzindo consideravelmente o tráfego na região. O uso de aplicativos de mobilidade e táxis foi significativo, com 55% do público optando por essa forma de transporte, conforme dados informados pela Platum, empresa contratada pelo festival. Outro dado que chama a atenção é o número de ocorrências registradas pela Polícia Militar: apenas 12, nenhuma de maior relevância, com uma prisão por uso indevido de drone na área do evento, que tinha o espaço aéreo fechado.


“Tenho dito que uma das vocações de Belo Horizonte é o turismo de negócios e eventos. Se alguém tinha alguma dúvida sobre isso, ela deixou de existir após o grande sucesso da Stock Car. Em 4 dias de evento, foram gerados negócios da ordem de 250 milhões de reais, geração de cerca se 4 mil empregos temporários, movimentando nossa economia, como os setores de bares e restaurantes, hotelaria, serviços de táxi, aplicativos de transporte e tantos outros. Temos um acordo para que sejam realizadas mais quatro etapas da Stock Car em BH. Mas espero, dado o grande sucesso da primeira edição, que o evento fique por aqui por muito mais tempo”, celebrou o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.


Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, com o BH Stock Festival a capital mineira ficou estabelecida como um centro relevante em diversos setores. “Além do impacto econômico, colocamos Belo Horizonte no mapa do circuito automobilístico mundial, com transmissão para vários países. Esta corrida agregou a outros eventos da capital, como Carnaval, Natal e Réveillon, que movimentam toda a economia”, disse. A CDL/BH foi uma das apoiadoras do evento.


"Estamos muito felizes com o sucesso do evento. Os números são realmente maravilhosos. A aprovação do público que esteve presente é a grande prova. Tivemos uma grande audiência nas transmissões, para 171 países em cinco línguas distintas, o que projetou Belo Horizonte para todo o mundo. Temos um contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte por mais quatro anos no mínimo! Vamos trabalhar duro para fazermos em 2025 um evento ainda melhor!”, disse Sérgio Sette Câmara, um dos organizadores do BH Stock Festival.


Acompanhe o BH Stock Festival nas redes sociais


 

Assessoria de imprensa do BH Stock Festival

Diretor de Comunicação: Flávio Quick - f.quick@bhsf.com.br

(31) 99955 1420

 

Para demandas de imprensa

Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com

(31) 3637 8008 | 98988 7616

Comments


bottom of page