top of page

Da funerária ao motel: canal Vim te Mostrar ganha fama ao abordar temas que são tabus


O jornalista Heberton Lopes apresenta reportagens sobre assuntos pouco convencionais e expande presença nas redes sociais


Foto: Heberton Lopes, apresentador do canal Vim te Mostrar

Jonathan Nunes


O jornalista mineiro Heberton Lopes tem se destacado com uma abordagem única de temas considerados tabus pela sociedade. Conhecido inicialmente como "necrorrepórter" devido às suas matérias sobre o universo funerário, o profissional de comunicação vem se mostrando versátil ao explorar uma ampla gama de assuntos controversos e fascinantes em seu canal no YouTube, o Vim te Mostrar. Com o sucesso na plataforma, ele foi convidado para voltar à televisão, e hoje é diretor e repórter do Programa André Show, exibido na TV Band Minas, além de apresentador do quadro Bastidores da Mineração, que estreou recentemente dentro da atração televisiva que dirige.


Criado em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, o canal passou rapidamente de um hobby para um empreendimento exitoso. Hoje, o Vim te Mostrar conta com mais de 235 mil inscritos no YouTube, e tem presença expressiva em outras plataformas. São mais de 87 mil seguidores no Kwai, mais de 132 mil no TikTok, mais de 49 mil no Facebook e mais de 5,5 mil no Instagram.


O que torna o trabalho do Vim Te Mostrar tão cativante, de acordo com Heberton Lopes, é sua disposição para abordar temas evitados por muita gente. “Embora tenhamos ganhado notoriedade com as ‘necrorreportagens’, não nos limitamos a esse nicho. Entre os mais de 290 vídeos disponíveis, os espectadores podem encontrar uma variedade surpreendente de tópicos. Se tem curiosidade, vamos gravar”, brinca o jornalista.


O canal já percorreu, por exemplo, bastidores de motéis, oferecendo uma visão inédita do que acontece por trás das paredes enquanto os clientes usufruem dos serviços. A equipe também se aventurou no mundo da medicina de ponta, com reportagens sobre cirurgias robóticas e as mais recentes inovações tecnológicas na área da saúde.


O Vim te Mostrar tampouco hesitou em mergulhar na história, visitando um antigo sanatório e uma colônia de pessoas com hanseníase, e lançando luz sobre o legado desses locais. A curiosidade ainda levou a equipe ao circo, onde foram mostrados o trabalho árduo e magia por trás de espetáculos que encantam plateias de todas as idades. E não para por aí: em busca de experiências extremas, Heberton Lopes já voou de asa-delta e participou de um ritual xamânico, no qual pôde experimentar ayahuasca, rapé e sananga.


Outro grande destaque do canal foi a cobertura do Dia de Los Muertos, no México. O apresentador foi ao país para retratar a cultura local e mergulhou em vários costumes, indo a festas no cemitério, comendo gafanhotos e até se assustando com um alerta de terremotos.


Vim te Mostrar em números



"Quando comecei o canal, não imaginava que chegaria tão longe. A receptividade do público às pautas mais inusitadas me motivou a continuar lidando com temas que muitos consideram tabu. Percebi que havia uma demanda por conteúdo que abordasse esses assuntos de forma respeitosa e jornalística”, declara Heberton Lopes.


O jornalista atribui parte da prosperidade do canal à abordagem direta e sem sensacionalismo adotada nas reportagens. "Seja falando sobre preparação de corpos para velórios ou sobre bastidores de motéis, procuro sempre tratar dos temas com profissionalismo. Acredito que é essa seriedade que atrai as pessoas, mesmo quando o assunto parece controverso à primeira vista”, pontua.


A expansão para outras redes sociais permitiu que o Vim te Mostrar alcançasse um público ainda maior e mais diversificado. "Cada plataforma", explica o jornalista, "tem suas particularidades, e adaptar o conteúdo para diferentes formatos tem sido um desafio estimulante".


Para o futuro, Heberton Lopes planeja continuar explorando temas pouco convencionais, em busca de novas formas de apresentar informações ao público. "O jornalismo tem o poder de chamar atenção para aspectos da vida que costumam passam despercebidos ou são deliberadamente ignorados. Meu objetivo é trazer à tona histórias capazes de educar, entreter e, quem sabe, mudar perspectivas”, afirma.


Atualmente, com quase 300 vídeos disponíveis, o Vim te Mostrar conta com outros jornalistas no time de produção de conteúdo, além de cinegrafista, editores de vídeo, estagiária de jornalismo e gestora de marketing. Aos domingos as reportagens semanais são disponibilizadas, e às quartas-feiras o programa de entrevistas Vim te Mostrar Ao Vivo é transmitido diretamente do estúdio do canal, em Belo Horizonte.


Conheça o canal Vim te Mostrar no YouTube: https://www.youtube.com/@vimtemostrar

Comments


bottom of page