Transmissão que encerra a temporada aborda o tema "A produção musical nos serviços antimanicomiais: como entrar na cena cultural da cidade?"
Foto: Babilak Bah
Netun Lima
O 1º Festival de Música Doida, patrocinado pelo projeto Natura Musical através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, continua com suas ações. A iniciativa, idealizada pelo multiartista Babilak Bah, anuncia o último episódio do podcast da temporada, intitulado “A produção musical nos serviços antimanicomiais: como entrar na cena cultural da cidade?”. O evento será transmitido ao vivo no dia 27 de agosto, terça-feira, às 15h, pelo canal oficial do Babilak Bah no YouTube.
De acordo com o multiartista, trata-se de uma oportunidade única para explorar a rica e diversificada produção musical que emerge das oficinas de arte oferecidas como alternativas de tratamento em todo o país. “A rede de saúde mental no Brasil é composta por diversos serviços que incorporam oficinas de arte como parte de suas alternativas terapêuticas. Nessas oficinas, surgiram inúmeros compositores e coletivos musicais, que estão espalhados por todo o país e produzem uma música profícua e interessante. No entanto, esses grupos frequentemente enfrentam dificuldades para se inserir nas programações culturais de suas cidades. O debate busca abordar essas barreiras e desafios, procurando soluções para aumentar a visibilidade e a participação desses artistas na cena cultural”, afirma Babilak Bah.
Participantes
Babilak Bah: Coordenador do Ponto de Cultura Trem Tan Tan, artista do ruído, poeta, arte-educador e artista visual.
Raphael Sales: Músico, compositor e monitor de música no serviço de saúde mental.
Rodrigo Simas: Psicólogo com residência em saúde mental e mestrado em saúde pública, membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
Marcos Evando: Compositor, integrante do Trem Tan Tan e militante antimanicomial.
O 1º Festival de Música Doida foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado do Festival Pá na Pedra, Jack Will, Natania Borges, N'zinga, Paige e ruadois. No estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí.
Sobre a Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura, que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que refletem a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomenta encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga @naturamusical nas redes sociais.
Serviço
1º Festival de Música Doida apresenta o podcast “A produção musical nos serviços antimanicomiais: como entrar na cena cultural da cidade?”
Data: 27 de agosto, terça-feira
Horário: 15h
Transmissão: Canal do Babilak Bah no YouTube (https://www.youtube.com/live/e53-dM1tIig)
Patrocínio: Projeto Natura Musical através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Produção: Zenpreto Produções e Ponto de Cultura Trem Tan Tan
Realização: Minas Criativa e Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Assessoria de imprensa
Grupo Balo - grupobalo.com
Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com
Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com
(31) 3637 8008 | 98988 7616
PR Natura Musical
Francine Ramos - francine@naturamusical.art.br
(11) 98839 9735
Luciana Rabassallo - lucianacarvalho.lc@natura.net
(11) 96446 0565
Comments