O que é preciso saber para comprar um imóvel com segurança?




André Couto Filho, diretor de marketing da ALC Imóveis - ALC/Divulgação.


O diretor de marketing da ALC Imóveis, André Couto Filho, destaca a importância do suporte profissional para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros


Por trás de toda as negociações de imóveis existem expectativas, desejos e processos importantes que devem ser respeitados. Ato de comprar ou vender um bem imobiliário exige o conhecimento técnico acerca de alguns aspectos, que passam desde a burocracia até a avaliação das estruturas, para que nenhuma das partes seja lesada durante a transação. E para isso, empresas especializadas com corretores de imóveis experientes são essenciais, conforme aponta o André Couto Filho, diretor de marketing da ALC Imóveis, sediada em Pedro Leopoldo e referência no setor no Vetor Norte de Belo Horizonte.


O gestor de marketing da ALC Imóveis destaca que a paciência e a atenção devem ser constantes durante todo o processo de negociação. “Às vezes, a ansiedade pode prejudicar e frustrar, tanto quem compra, quanto quem vende. Ambas as partes devem ser transparentes e por mais que às vezes as burocracias possam parecer complexas, é necessário respeitar todos os processos. E justamente para isso que o suporte profissional é tão importante, pois acaba facilitando as vidas de vendedor e do comprador e, com a expertise e experiência de um corretor de imóveis competente, o tempo pode até ser otimizado”, explica.

Além de poupar tempo, ter um profissional especializado garante que todos os trâmites burocráticos sejam executados da maneira correta. “São vários documentos e checagens que devem ser realizados. Isso é importante para que se tenha a segurança jurídica na negociação, como, por exemplo, imóveis que estão em processo de inventário, o que dificulta a compra e a venda e, caso tenha algum impedimento judicial, pode ter como consequência prejuízos financeiros, perda de tempo e frustrações”, aponta André Couto Filho.

O corretor de imóveis acaba se tornando um norteador do processo. “Existem as taxas e demais despesas que são irrevogáveis, como: o título de propriedade emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis; a certidão negativa de ônus reais, a averbação do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis, a certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias, o comprovante do pagamento da taxa de cadastro e avaliação; o auto de conclusão de obra (Habite-se), em caso de compra de imóvel novo; planta baixa e o A.R.T. do engenheiro ou arquiteto responsável pela obra”, explica André Couto Filho, que destaca que estas regras valem para propriedades residenciais e comerciais.

O gerente diz que para quem busca tranquilidade e segurança, ter um corretor de confiança é essencial para fornecer todo o suporte necessário. “Aqui na ALC Imóveis, vamos para além da corretagem e atuamos em parceria com o cliente, o pode até se configurar como uma consultoria. Isso gera confiança para ambas as partes dentro de uma negociação e garante que o todo o processo seja transparente e positivo para todos”, explica.

Cuidado com o golpe

O diretor de marketing da ALC Imóveis compartilha algumas informações importantes para evitar golpes. “Quando estiver negociando o imóvel, cerque-se de tudo o que for possível para atestar a segurança da transação. É possível pesquisar nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui sobre a reputação de empresas e, para o caso de autônomos, é possível conferir o número do registro no Creci e buscar referências no mercado. Desconfie de valores muito abaixo do mercado e analise atentamente todas as documentações e contratos”, opina.

No caso da compra de imóveis sob inventário, André Couto Filho recomenda cautela. “Nesse caso, é preciso avaliar se vale a pena seguir com a negociação. Para isso, saber qual é o tipo de processo; se está correndo no Cartório de Notas ou na Justiça, é o caminho. Quando não há herdeiros incapazes ou menores de idade, o inventário vai para o cartório e leva cerca de dois meses para ser terminado. Mas, se o processo corre na Justiça, o risco de se ter aborrecimentos é maior. Para todas as prevenções, acredito que ter uma boa imobiliária, com profissionais preparados, dará segurança para você lidar qualquer situação tranquilamente”, conclui o gestor.

Sobre a ALC Imóveis

A ALC Imóveis abriu as suas portas para o mercado com um plano ousado: oferecer serviços e soluções de forma totalmente diferente da praticada na compra e venda de imóveis. O negócio, que integra o recém-criado ALC Group, conta com corretores atuantes e experientes, que trabalham em sinergia com o principal valor do grupo empresarial: a transparência. ALC Imóveis: Empresa do grupo empresarial ALC Group Instagram: @alcimoveis_ Telefone: (31) 3662-3862 Assessoria de imprensa: Grupo Balo - https://www.grupobalo.com Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com Escritório: 31 3637 8008 Plantão 24 horas exclusivo para jornalistas: 31 98988 7616