top of page

Trem Tan Tan: grupo formado por pessoas com sofrimento psíquico se apresenta no FAN - BH


Coletivo lançou recentemente o EP "Trem Negreiro", com o patrocínio da Natura Musical

Um dos maiores expoentes da luta antimanicomial e inclusão da pessoa com sofrimento psíquico na sociedade brasileira, o Trem Tan Tan, acaba de lançar o seu mais novo álbum intitulado por Trem Negreiro. Patrocinado pela Natura Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o trabalho do grupo, que é formado por pessoas com disfunção mental, tendo como o seu coordenador, o multiartista Babilak Bah, já está disponível nas principais plataformas digitais. Além disso, o clipe da canção que intitula a obra também está liberado no canal oficial do grupo mineiro no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MHhVjdtRgPg. O coletivo se apresenta no Festival de Arte Negra – FAN BH – neste sábado (28).


O trabalho traz a coordenação artística de Babilak Bah e direção musical e arranjos do trombonista Leonardo Brasilino. Já os arranjos de base, contam com o profissionalismo de Mauro Camilo. “As canções perpassam o frevo, ijexá, samba e funk-rock, destacando belas melodias, como a balada Pandemia dura que faz uma crônica do período do caos de saúde mundial que nos trouxe dor e solidão. Já No morro mora gente boa retrata o cotidiano das periferias brasileiras e faz a denúncia da violência policial nos morros da cidade. Outra música em destaque é o funk-rock Os meus remédios têm dupla personalidade, que retrata o quanto os medicamentos e os efeitos colaterais, não passam de verdadeiras drogas e chamam a atenção para o uso e abuso na sua indicação e uso", diz.


Segundo o multiartista, Trem Negreiro traz tons de romantismo. "Nesse novo repertório temos muito lirismo e canções que abordam os dramas do coração, como, no samba canção Isaura e o samba-rock Samba sentimental. Já o ijexá que batiza o trabalho musical, convoca para a celebração da alegria, da cultura do autocuidado, além da conexão com a ancestralidade com a música título: Trem Negreiro. Um trabalho que marca as mais de duas décadas de resistência, luta política e inclusão através da cultura, provocando reflexões sobre a loucura e a questão étnico racial com letras e melodias que estabelecem uma sintonia com a atualidade da revisitação histórica. Fora isso, a reivindicação pela cidadania, direitos e equidade no Brasil”, salienta Babilak Bah.


Parcerias


Oito das dez canções que ilustram o álbum Trem Negreiro foram compostas pelo coletivo Trem Tan Tan e outras duas são parcerias com poetas da cena literária de Belo Horizonte: Wir Caetano e Cândidos Kamayurá. O novo trabalho conta com participações especiais. “Tom Nascimento compartilha o seu talento na música A voz do Bispo; Raphael Sales em Gentileza nessa dança, A voz do Bispo, Não me calo nem pranto, e No morro mora gente boa; Victor Melo participa nas canções Pandemia dura e Isaura. Já a música que dá nome ao álbum conta com os musicistas Cassiano Luiz, Jorge Bonfá, Almin Bah, Gilson júnior, Everton Coroné e Pablo Cavaquinho, além do coral Fora da Caixa, formado por cidadãos com sofrimento mental, com direção de Tata Santana”, conclui o coordenador artístico do Trem Tan Tan, Babilak Bah.


Edital


O lançamento do álbum Trem Negreiro, do grupo Trem Tan Tan foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado da Casa Sonora, Djalma Ramalho, Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Tavinho Leoni. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí.


Sobre Natura Musical


Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Todo o material pode ser visto e ouvido pelas nas redes sociais do coletivo Trem Tan Tan:

Sobre o Trem Tan Tan


O Trem Tan Tan é um coletivo de compositores surgido nas oficinas de música e artes da política de saúde mental de Belo Horizonte. O grupo já participou de vários projetos culturais do estado de Minas Gerais e em inúmeros espaços culturais do país levando a bandeira da criatividade e da luta antimanicomial, tornando-se referência para cidadãos e outros grupos excluídos no campo da saúde mental no Brasil. Desde 2019, o coletivo Trem Tan Tan se prepara para esse momento, depois de atravessar por um processo de imersão subjetiva e auto avaliação crítica a partir de sua trajetória, além de participar de oficinas com vários artistas da cena local com a perspectiva de avanço de sua linguagem na busca de aprimoramento técnico, ao realizar uma jornada que envolve ensaios contínuos, oficinas de criação para ampliar o processo de composição além de promover discussões sobre a loucura e a cidade, ao atravessar esse longo processo de investigação musical.

Trem Tan Tan nas redes sociais


Assessoria de imprensa do grupo Trem Tan Tan:


Grupo Balo – www.grupobalo.com

Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus | Ruan Morais - imprensa@grupobalo.com

31 3637 8008 | 31 98988 7616

Comentários


bottom of page