top of page

Vim te Mostrar Podcast e EsterCast apresentam episódio especial com o homem que "venceu" o Capeta


Parceria inédita entre os dois canais traz Ricardo Malta como convidado da transmissão ao vivo especial em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Uma das mais famosas lendas urbanas de Minas Gerais, o ‘Capeta do Vilarinho’, é uma história que há mais de 30 anos permeia na cabeça de muitas pessoas. No entanto, poucos sabem quem é o homem que diz ter vencido o “coisa ruim” em um duelo de dança. Por isso, o Vim te Mostrar Podcast, espaço conhecido no Youtube por sua abordagem única em explorar curiosidades, que tem à frente jornalista e apresentador Heberton Lopes e, o EsterCast, que trata de temas relacionados a pessoas com deficiência, com a psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, Cíntia Santos, apresentam no dia 20 de setembro, quarta-feira, a partir das 20h30, o episódio especial em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O convidado será o Ricardo Malta, professor e DJ com deficiência visual, além de ser um importante personagem na história da assombração que aparecia em Belo Horizonte. A transmissão ao vivo do bate-papo conta com o patrocínio do aplicativo RepMov.

De acordo com o jornalista Heberton Lopes, além do tema ser muito curioso, é um momento inédito para o canal, já que ele dividirá pela primeira vez a apresentação do podcast. "No Vim te Mostrar, estamos sempre em busca de histórias cativantes e curiosidades fascinantes para compartilhar com o nosso público. Mas neste episódio, queremos fazer algo ainda mais especial: contribuir para a sociedade, oferecendo um espaço para discutir temas importantes. Revisitaremos um assunto que já abordamos em uma reportagem anterior: o famoso 'Capeta do Vilarinho'. E para isso, convidamos um personagem extraordinário, o Ricardo Malta, que afirma ter vencido o 'capiroto'. Ele é uma pessoa com deficiência visual e sua jornada de superação é inspiradora. Além disso, este será um momento único, pois teremos uma co-anfitriã, a Cíntia Santos, coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção e uma grande parceira. Ela trará sua vasta experiência em práticas inclusivas e compartilhará relatos curiosos que certamente nos farão refletir”, diz.

Para Cíntia Santos, é uma chance de levar informações e reflexões acerca das práticas inclusivas para mais pessoas. “Além de podermos debater a respeito de uma história tão famosa em Minas Gerais, em parceria com o Vim Te Mostrar, que é um canal que traz tantas curiosidades para o público, vamos abordar também a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 21 de setembro. O Ricardo, que é o grande personagem dessa história do Capeta do Vilarinho, é uma pessoa com deficiência visual e tem muito a compartilhar conosco, com relatos que vão além da lenda urbana, que passam, também, pela superação e a experiência de um homem que vive com as necessidades impostas pela falta de visão. Além disso, vamos abordar, também, as questões da Lei de Cotas e os desafios da inclusão”, conclui.

Quem é Ricardo Malta?

Morador do bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte, Ricardo Malta tem 59 anos de idade e conta com orgulho ter desafiado e vencido o Capeta da Vilarinho em um dos bailes ocorridos no local. Segundo ele, o episódio ocorreu quando fazia “bicos” como DJ na juventude. Logo que a música começou, todos se impressionaram com o seu talento “pé de valsa”. Passaram-se as fases do concurso e no final ficou ele, sua companheira, a assombração do Vilarinho e uma moça. Todos achavam que ‘o coisa rum’ ia ganhar, só que no final quem levou a melhor foi Ricardo Malta. Anos depois do confronto, Malta acabou se tornando deficiente visual, o que ele encara como um divisor de águas em sua vida. Quem conhece a história, encara a “cegueira” como uma maldição.

Ative as notificações para não perder a transmissão ao vivo pelo Youtube: https://youtube.com/live/CG7fA2liMS0?feature=share

Instituto Ester Assumpção

Fundado no ano de 1987, o Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada por Ester Assumpção, educadora nacionalmente conhecida pelo caráter pioneiro e inovador no campo da educação. A instituição atua no campo da inclusão da pessoa com deficiência e tem como foco contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. As principais frentes de atuação são a qualificação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e a consultoria para que as organizações se adequem e cumpram o papel social de promover a inclusão.

Canal Vim Te Mostrar

Conhecido por sua abordagem única em explorar curiosidades, celebra um marco significativo. Além do sucesso do Vim te Mostrar Podcast, que teve sua estreia em 28 de junho deste ano, o canal comemorou recentemente, um mês de parceria com a RepMov, o novo app de mobilidade urbana que está revolucionando o setor e que veicula a sua marca em todas as reportagens, transmissões e cortes da iniciativa empreendida pelo jornalista Heberton Lopes. Com mais de 180 matérias disponíveis no YouTube, o "Vim te Mostrar" conquistou uma base sólida de mais de 179 mil inscritos e 20 milhões de visualizações. Além disso, o canal expandiu sua presença para outras plataformas, acumulando 104 mil seguidores no TikTok e 64 mil seguidores no Kwai. Hoje, Heberton Lopes é uma referência nacional, particularmente, no segmento de reportagens relacionadas ao setor funerário e curiosidades.

Serviço

Vim te Mostrar Podcast e EsterCast: Capeta do Vilarinho - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Data: 20 de setembro

Horário: 20h30

Transmissão ao vivo pelo Youtube: https://youtube.com/live/CG7fA2liMS0?feature=share

Patrocínio: RepMov

Assessoria de imprensa:

Grupo Balo – www.grupobalo.com

Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com

Escritório: 31 3637 8008

Plantão 24 horas exclusivo para demandas de imprensa: 31 9 8988 7616

Comentários


bottom of page