Ícones da história do carnaval de rua da capital se juntam em grande festa de lançamento de associação carnavalesca que vai batalhar por reconhecimento e valorização do setor
Às vésperas do aniversário da capital mineira, em comemoração aos 122 anos de Belo Horizonte, um grupo seleto e expressivos de representantes do novo carnaval de rua da cidade se reúnem para uma grande festa. Para dar o pontapé aos aquecimentos da folia momesca, no dia 07 de dezembro (sábado), no Industriall (Rua Gabriela de Melo, 545, Olhos D´Água), os blocos Bartucada, Baianeiros, Batuque Coletivo, Banda Mole, Baianas Ozadas, Funk You, Monobloco BH e Arrastão Eletrônico realizam o "Deu Liga - grito de carnaval!".
O evento marca o lançamento da Liga Belorizontina de Blocos de Rua, entidade recém-criada e que tem estas agremiações como fundadores, com o objetivo principal de fortalecer e valorizar os blocos de rua enquanto atores importantes do impacto econômico e criativo da cadeia produtiva do carnaval que mais cresce no país.
PROGRAMAÇÃO
De marchinhas tradicionais à música eletrônica, passando por ritmos da axé music, funk, samba enredo, entre outros, a "Deu Liga - Grito de Carnaval" promete mais de 14 horas de música. De ensaio de bateria, shows de bandas de blocos e DJs esquentando a pista, as pessoas que contam os dias esperando fevereiro chegar vão poder matar saudades do carnaval. A festa ainda contará com desfiles de bonecões dos blocos Banda Mole, Bartucada e Baianas Ozadas. Se ligue nas atrações da BELORIZONTINA:
LINE UP
14h - Abertura com DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO
15h - FUNK YOU
16h - Ensaio aberto BATUQUE COLETIVO
18h - DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO
18h30 - MONOBLOCO BH
19h30 - DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO
20h - Bateria show GRES. C. JARDIM
20h - BAIANEIROS
21h30 - DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO
22h - BARTUCADA
23h - DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO
23h30 - BAIANAS OZADAS
00h30 às 5h - DJs ARRASTÃO ELETRÔNICO
Sobre a LIGA BELORIZONTINA
Em 2020, o novo carnaval de Belo Horizonte completa 10 anos, marcado pelo surgimento de centenas de blocos de rua que ocuparam e ressignificaram a percepção que temos da cidade, transformando o carnaval de Belo Horizonte em um dos mais inclusivos, acessíveis e atrativos do Brasil.
Nesse tempo, muitos blocos surgiram, fruto de um caldeirão cultural plural e diverso, de um carnaval para públicos de todos os gostos e todas as tribos. Alguns blocos expressivos e importantes dessa folia se juntaram e formam a Liga Belorizontina de Blocos de Rua.
Com a missão de defender um carnaval de rua, popular, de direito universal à festa para todos os foliões, a Liga Belorizontina buscar o fortalecimento e a maior valorização dos blocos de rua da capital, que atualmente não possuem o devido reconhecimento e incentivo por parte do poder público. Enquanto grandes mobilizadores de público, arrastando milhares de foliões pela cidade, os blocos de rua e a Liga Belorizontina defendem um carnaval sustentável para a cidade. Os blocos são as engrenagens propulsoras do impacto financeiro que a capital vive nos dias de folia e por isso pleiteiam políticas mais justas de patrocínio e subvenção, alimentando um ciclo virtuoso para o nosso carnaval. Para além da sustentabilidade econômica, a Liga propõe uma ocupação da cidade com o uso do espaço público de maneira ambientalmente responsável, com respeito especial ao seu patrimônio edificado.
São ainda projetos da Liga Belorizontina:
- a valorização cultural do carnaval, com incentivo às carreiras de novos artistas oriundos deste movimento, com o fomento à produção musical autoral e a circulação;
- a ampliação do debate permanente com todos os atores da cadeia do carnaval, promovendo colóquios e seminários;
- Intensificar o relacionamento com entidades públicas e privadas em prol do reconhecimento do carnaval enquanto maior e principal evento do calendário anual da cidade.
Na defesa do carnaval como expressão popular, a Liga Belorizontina atuará em prol da consolidação e valorização do carnaval da região centro-sul, onde figuram blocos responsáveis pela tradição, fama e força do carnaval da cidade, já reconhecidos além do estado de Minas Gerais.
"A Belorizontina reúne blocos com questões afins e é o início de uma organização melhor de quem faz o carnaval de fato. É fundada por blocos expressivos e fundamentais para o sucesso da festa na cidade, responsáveis pela mobilização de grande público que consome no nosso carnaval. Todas ações serão pensadas tendo como objetivo o fortalecimento e valorização dos blocos do carnaval de rua, visando que gradativamente eles se tornem mais independentes e autossustentáveis. Acreditamos que melhor organizados teremos mais força e melhor relacionamento com os entes do poder público, com mais participação no planejamento e decisões relativos à festa", destaca Geo Cardoso, presidente da Liga Belorizontina.
Serviço:
Deu Liga! Grito de Carnaval!
Festa de lançamento da Liga Belorizontina de Blocos de Rua, com Bartucada, Baianas Ozadas, Baianeiros, Batuque Coletivo, Banda Mole, Funk You, Monobloco BH e DJs do Arrastão Eletrônico
Data: 07 de dezembro (sábado)
Horário: das 15h às 5h (14 horas de evento)
Local: IndustriALL (Rua Gabriela de Melo, 545, Olhos d’Água, BH)
Ingressos:
Pista: R$ 20
Pista Premium: R$ 120
https://www.sympla.com.br/deuliga
Assessoria de imprensa:
Grupo Balo - www.grupobalo.com
Heberton Lopes - hlopes@grupobalo.com
Felipe de Jesus - imprensa@grupobalo.com
(31) 3637 8008 | (31) 98988-7616