top of page

Bloco Batuque Coletivo transforma a Avenida Brasil em palco de homenagem histórica a Lô Borges neste domingo


Com o tema "Sou do Mundo, Sou Minas Gerais", cortejo promete unir a saudade à euforia do carnaval, mesclando clássicos do Clube da Esquina com a energia explosiva do Axé, Pop Rock e hits brasileiros



A Avenida Brasil se prepara para viver um dos momentos mais marcantes do Carnaval de 2026 neste domingo (15/02). O Batuque Coletivo, bloco consagrado por sua energia contagiante e repertório democrático, leva para a avenida não apenas uma festa, mas um manifesto de amor à música mineira. Sob o tema “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, o desfile será uma grande e emocionante homenagem a Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, falecido em novembro de 2025.


A concentração está marcada para as 14h, com o cortejo previsto para arrastar a multidão das 15h às 19h. A expectativa é de que o asfalto da Avenida Brasil se transforme em um mar de gente para celebrar o legado eterno de um dos maiores compositores do país.


Para honrar a memória de Lô, o Batuque Coletivo preparou algo inédito. A potente Bateria Mar Vermelho, com seus 200 ritmistas, executará arranjos exclusivos que prometem arrepiar os foliões. Clássicos imortais como “Paisagem da Janela”, “Trem Azul”, “Para Lennon e McCartney” e “Girassol da Cor do Seu Cabelo” ganharão a força do samba e a pulsação do carnaval de rua.


"O tema traduz exatamente o que acreditamos: Minas tem uma identidade única, mas conversa com o mundo todo. Homenagear o Lô Borges é reconhecer o artista que colocou nossa música no mapa com sensibilidade e verdade. Levar as canções dele para a avenida, neste primeiro carnaval sem ele, é um privilégio e uma responsabilidade gigante", afirma Bruno Simão, um dos fundadores do bloco.


Se a emoção dará o tom da homenagem, a alegria será o combustível do restante do desfile. Fiel à sua essência eclética, o Batuque Coletivo montou uma verdadeira maratona de hits para não deixar ninguém parado. Além do tributo ao Clube da Esquina, o bloco fará uma viagem pela música brasileira. O público pode esperar a energia solar do Axé Music (“We Are The World Of Carnaval”, “Eva”, “Levada Louca”), a força do Rock e Pop Nacional (“Anna Júlia”, “Pro Dia Nascer Feliz”) e o balanço irresistível de Jorge Ben Jor e Tim Maia (“Fio Maravilha”, “Não Quero Dinheiro”).


Junior Simão, também líder do bloco, reforça o convite para este domingo: O Carnaval é encontro. O Lô representa uma Minas profunda e moderna. Ter músicas dele ao lado de clássicos do frevo e do funk é a nossa forma de emocionar quem cresceu ouvindo o Clube da Esquina e apresentar esse legado para as novas gerações. Será inesquecível”, salientou.


Batuque Coletivo


Antes mesmo de virar bloco, a banda do Batuque Coletivo foi fundada em 2013 e, naquele início, agitava exclusivamente casamentos e outros eventos sociais, levando para as festas uma energia que já tinha cara de Carnaval. Foi em 2016 que veio a decisão de ganhar as ruas: os irmãos Bruno Simão e Junior Simão oficializaram a criação do Bloco Batuque Coletivo, trazendo o grupo musical como base do projeto e ampliando a proposta para um cortejo construído de forma coletiva, com repertório popular e presença forte de bateria, desfilando pela primeira vez na folia de 2017.


O Batuque Coletivo é também um espaço de encontros. Entre as histórias que foram construídas ao longo do tempo, há curiosidades que viraram símbolo para o bloco: no último cortejo, Jorge Neto, filho de Junior Simão, “esteve” na avenida ainda antes de nascer — na barriga de Julianne Maciel, esposa de Junior — e, agora, em 2026, o bebê que acompanhou a folia de forma tão especial vai marcar presença no seu primeiro Carnaval. Além disso, também carrega memórias afetivas de quem participa: casais se formaram no convívio do bloco e hoje tocam juntos no domingo de carnaval.


A estrutura do Batuque Coletivo para colocar o cortejo na rua é robusta e envolve diferentes frentes: são 150 integrantes na bateria, 30 na Ala de Dança e 10 músicos na banda, além de um time operacional com 100 seguranças, 5 produtores e 30 pessoas na equipe de apoio. No desfile de 2025, a dimensão do bloco também se refletiu no público: a Polícia Militar estimou cerca de 200 mil pessoas acompanhando o cortejo.

 

Serviço

 

Desfile do Batuque Coletivo (Carnaval 2026)

Quando: 15/02 (domingo de carnaval), com concentração a partir das 14h e desfile das 15h às 19h

Onde: Avenida Brasil

Tema: Sou do Mundo, Sou Minas Gerais  - Homenagem a Lô Borges

 

Assessoria de imprensa: Grupo Balo: www.grupobalo.com

Heberton Lopes: hlopes@grupobalo.com

Felipe de Jesus: imprensa@grupobalo.com

Telefones: (31) 3637 8008 | (31) 98988 7616


Clique abaixo para o download de fotos em alta resolução:



CLIENTES

logo-nossa-fazenda (1) SITE.png
CENSAPEB.png
caracapng.png
logo-contorno-1.png

© 2018 Grupo Balo

bottom of page